Uma paulista de 27 anos que resolveu mudar de vida e foi morar em Barcelona. Ou, uma geóloga que mudou de ideia e resolveu virar jornalista. Esse é o resumo, mas se você ficou curios@, aí vai a história completa.

Sempre quis viajar muito e conhecer o mundo todo, nem consigo lembrar de quando esta não era minha maior vontade. Quando era criança, lia Atlas e enciclopédias e assim ia aprendendo. Falava que seria jornalista e trabalhar na National Geographic. Porém, quando tinha 16 anos e ia escolher minha carreira, era um pouco nerd e descobri a Geologia, a ciência que (resumidamente) estuda a estrutura da Terra e como ela se formou. Com todo o discernimento que tinha naquela época, achei legal a ideia de ser uma cientista aventureira, tipo Indiana Jones.

Com a Geologia, aprendi que por trás de uma paisagem, existem muito mais coisas do que podemos imaginar. Se visitamos um ponto qualquer do nosso planeta, este lugar tem uma história de bilhões de anos. O Grande Cânion, os Himalaias, os fiordes da Noruega e os vulcões do Havaí, são algumas das obras-primas da Geologia.

Como geóloga tive a chance de trabalhar em lugares como o Sertão do Brasil, Venezuela e Uruguai. Descobri que nesses lugares que as pessoas não costumam visitar, porque são pobres, perigosos ou porque nunca ouviram falar, também há lindas paisagens, gente amável e interessante, que podia me ensinar muito com sua maneira de viver.

Apesar de gostar do meu trabalho, nunca passava aquela vontade de escrever, de contar o que eu descobria do mundo de um jeito criativo e acessível para todos. E é isso. Como millenial que sou, deixei tudo para trás, me mudei para a Espanha, me matriculei em uma pós-graduação em Jornalismo de Viagens na Universidade Autônoma de Barcelona e resolvi dedicar um período da minha vida a este projeto. Espero que vocês gostem!